Data de publicação: 09/04/2013 - 05:57:00 Última Atualização: 09/04/2013 - 05:59:21 Fotos: Divulgação/Internet Texto: João Pedro Alves
Duda planeja aprimorar atendimento no Procon
Ainda antes de sentar à mesa onde vai trabalhar a partir desta terça-feira, Duda já tinha informações preliminares sobre um dos setores que estará vigilante: o atendimento

O primeiro dia de trabalho de Eduardo Milanez Manenti, o Duda, na Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor e da Cidadania (Procon) foi dedicado a apresentações. O novo coordenador do órgão conheceu a equipe de trabalho e colheu informações, ao longo desta terça-feira (9), para a montagem do planejamento com metas e ações para a gestão. Como primeiras medidas, reuniões e conversas individuais com todos os colaboradores.
Ainda antes de sentar à mesa onde vai trabalhar a partir desta terça-feira, Duda já tinha informações preliminares sobre um dos setores que estará vigilante: o atendimento. “Uma pessoa esteve aqui ontem (8) para resolver um assunto. Ela transmitiu um feedback muito bom do que a equipe tem de bom e o que podemos aprimorar dentro do Procon. Quero tornar o atendimento mais ágil”, conta.
Outro desafio está nos 4,3 mil processos acumulados à espera da análise do corpo jurídico. Nos próximos dias, o coordenador do Procon terá uma reunião com a procuradora geral do Município, Erica Ghedin Orlandin, a fim de pedir um auxílio para extinguir este montante no período mais breve possível. “Vamos fazer um mutirão para zerar estes processos que ainda vão ganhar um parecer para assim, de fato, começarmos um trabalho novo. Se não tomarmos uma atitude, vira uma bola de neve, complicando as condições de administrar”, acredita Duda.
Duda pretende implantar mecanismos para fortalecer a fiscalização e aplicar sanções a empresas que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. “Um estabelecimento reincidente deve ter multa agravada. Com um ranking de índices de reclamações, quero chamar diretores e gerentes de lojas e prestadores de serviços para mostrar o que os clientes protestam para amenizar ou resolver o problema de uma forma sadia para todos”, projeta o coordenador do Procon.
A melhoria no atendimento, na percepção de Duda, passa pela celeridade. “Quero criar uma sistemática para resolver problemas sem a abertura de processos. Soluções assim atendem ao que o consumidor espera, é benéfico para as empresas e elimina o trabalho que muitas vezes não seria necessário dos advogados do Procon. Quero também levar nosso trabalho aos bairros, com o intuito do consumidor conhecer os direitos e os lojistas seus deveres”, revela.
Aos 31 anos, Duda agrega experiência nas áreas comercial e de eventos. Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Associadas de Santa Catarina (Fasc) em 2005 e cursou MBA, também em Administração, na mesma instituição. Por quatro anos foi gerente comercial da Rádio Atlântida de Criciúma e depois empreendeu uma produtora de eventos e atualmente possui também um restaurante na área central de Criciúma. Em 2012, disputou a eleição para vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e obteve 1085 votos, somatório que o colocou na primeira suplência da coligação.